Há mais de três anos, o IBGE se prepara para receber as informações prestadas pela população, seja através das entrevistas realizadas pelos 191.972 recenseadores, que visitarão todos os 58 milhões de domicílios brasileiros, seja por meio da Internet. Quando o morador responder ao recenseador de forma presencial, vai ver que ele anotará seus dados em um dos 220 mil aparelhos PDA (coletor eletrônico de dados) que serão utilizados no Censo 2010.
As informações fornecidas serão criptografadas para garantir a segurança e confidencialidade dos dados. Em nosso Município encontra-se a sede de uma Subárea que é responsável por sete municípios (Pedro Leopoldo, Matozinhos, Capim Branco, Prudente de Morais, Baldim, Jaboticatubas e Funilandia). Em Pedro Leopoldo, 47 pessoas estarão diretamente envolvidas com o trabalho do Censo 2010. Das 47, temos um ACM (Agente Censitário Municipal), 06 ACS (Agente Censitário Supervisor) e 40 Recenseadores. Os ACM e os ACS desde março já estão trabalhando, e percorreram as áreas urbanas de nossa cidade fazendo a Pré-Coleta, em que fizeram uma análise da infra-estrutura de nossa cidade (registrando se tem asfalto, calçamento, iluminação pública, etc), além de cadastrar as unidades residenciais, não residenciais e em construção.
Em Vera Cruz de Minas temos seis setores censitários. Um em Quinta das Palmeiras, outro na Tapera, um no bairro Manuel Brandao, dois na parte urbana de Vera Cruz e um na parte rural.
Esta lista previa será disponibilizada no PDA para o recenseador, que deverá registrar as espécies de cada estabelecimento anteriormente registrado pelo Supervisor, e nas unidades Residenciais (Domicílios) fazer o questionário, que pode ser o de amostra ou o básico. No questionário de Amostra constarão cerca de 80 perguntas, e o recenseador levará em média 40 minutos para fazer a entrevista. O questionário de amostra será aplicado aproximadamente em 10% das residências apenas. Já o questionário básico contará com menos perguntas, e o recenseador levará em media 15 minutos em cada entrevista. A escolha de qual questionário a ser aplicado é feita pelo sistema no PDA, aleatoriamente, na hora de fazer a entrevista. Os dados coletados pelos Recenseadores serão transmitidos pelo Posto de Coleta para a unidade de Belo Horizonte, que transmitirá para a base central do IBGE no Rio de Janeiro. Enfatizamos que os moradores das áreas rurais de nossa cidade, ao perceberem que ainda não receberão recenseador em sua residência, que compareçam ao Posto de Coleta para fazerem a entrevista.
O Posto de Coleta de Pedro Leopoldo está situado na Praça Dr. Senra, 55, em frente a Caixa Econômica Federal. Já a Agencia do IBGE em nossa cidade fica na Rua Dr. Herbster (em cima da Casa Issa). Em 27 de novembro de 2010 o IBGE já revelara qual a população de Pedro Leopoldo, e enviará para o Tribunal de Contas da União (TCU) para enquadrar a cidade na respectiva faixa do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A equipe do IBGE de Pedro Leopoldo espera que o trabalho em nossa cidade seja desenvolvido da melhor maneira possível, e que nossos recenseadores sejam bem recebidos nos domicílios de Pedro Leopoldo. De Vera Cruz de Minas a Quinta do Sumidouro, de Manoel Brandão ao Cantagalo, toda a nossa cidade será visitada. Ninguém ficará de fora, e depois do Censo 2010 poderemos conhecer melhor nossa cidade, e direcionar da melhor forma possível os investimentos públicos, buscando uma melhor condição de vida para todos os cidadãos
Diretoria da AMDVCM
amdveracruzdeminas@yahoo.com.br
Rua São Sebastião, n° 261, Vera Cruz de Minas, Pedro Leopoldo/MG