300 ANOS DE HISTÓRIA 1711-2011

Vera Cruz de Minas: berço da democracia

09/07/2012 11:36

 

No mês de Fevereiro, devido a interdição da ponte entre Ferreiras e Tapera, a Expresso Unir  mudou unilateralmente o quadro de horários de ônibus, causando enormes prejuízos e transtornos aos moradores da região. Diante disso, a diretoria da Associação tentou sob todas as formas, juntamente à Prefeitura e à própria Unir, que a empresa voltasse atrás, mas tudo em vão. Esta atitude da empresa e a omissão em resolver o problema por parte do Poder Público Municipal foi o estopim para que a comunidade se revoltasse e demonstrasse para toda a cidade sua insatisfação com os serviços públicos prestados no Distrito.

Uma intensa manifestação foi planejada pelas lideranças comunitárias, que contou com o apoio da diretoria da Associação. No dia 09 de fevereiro a Rua do Rosário foi fechada por manifestantes, que atearam fogo em pneus e diante da imprensa mostraram seu descontentamento com os rumos que o Distrito vinha tomando. O motivo da manifestação foi a mudança nos horários de ônibus, mas por detrás inúmeras outras coisas foram evidenciadas, como a situação das estradas e o descaso de forma geral que o Distrito era tratado pelos administradores municipais.

Cremos que a maior parte da comunidade foi favorável à manifestação. Críticas e opiniões contrárias sempre existirão, quando o assunto é a luta social. Mas não podemos esquecer que as conquistas que o povo se orgulha de ter, tanto em nosso país como em toda a história da humanidade, não caíram do céu, e na maioria das vezes é precedida de muito suor e sacrifícios.

Nosso objetivo, a volta do horário antigo, só não foi alcançado graças a omissão do executivo municipal, que achou por bem se manter inerte. Mas em negociação com a empresa conseguimos um novo horário temporário que era mais adequado aos usuários. Todavia, o mais importante, foi que a comunidade de Vera Cruz de Minas deu uma contribuição importantíssima para a cidade de Pedro Leopoldo: pela primeira vez na história se discutiu a concessão do transporte público municipal na cidade. A nossa manifestação resultou em uma audiência pública, em que diversas lideranças comunitárias e autoridades participaram e formularam um protocolo de intenções visando melhorar o serviço na cidade. Pela primeira vez vimos o povo pedroleopoldense discutir de uma forma séria e objetiva o transporte público municipal.

E não ficou só no plano das intenções. Desta audiência pública, pesquisas foram feitas para levantar a os problemas da cidade nas linhas intermunicipais, e Pedro Leopoldo está perto de ganhar uma linha do centro da cidade até a Estação Villarinho em Venda Nova. Além disso, a estrada que liga Ribeirão das Neves a Pedro Leopoldo também terá uma atenção especial por parte do Governo do Estado. Só não podemos orgulhar de resultados mais impactantes a nível municipal, visto que nenhum representante do executivo do município participou da audiência pública.

Por isso, que nos perdoem os críticos, mas Vera Cruz foi e sempre será reduto de cidadãos, conscientes de seus direitos e que independentemente dos obstáculos impostos, fazem da luta social um dos caminhos para a busca do bem comum.

Manifestação repercutiu na mídia estadual, como 

SBT/Alterosa, Jornal Aqui, portais Band e Uai.

AMDVCM 2009/2011 Todos os Direitos Reservados

Crie um site grátisWebnode